segunda-feira, 2 de março de 2009

Terceiro Campo de Trabalho para Estruturas

No passado fim de semana, 28 de fevereiro e 1 de março, o nosso pequeno grupo rumou até a Foz do Arelho para participar no terceiro Campo de Trabalho para Estruturas, organizado pela Amnistia Internacional Portugal.

Muito se poderia dizer acerca deste admirável e pragmático fim de semana, mas não me quero prolongar muito. Pretendo apenas deixar uma breve apreciação daquilo que foi, para nós amnistisiados, este CTE.

Durante os preparativos da nossa "viagem", muito nos questionamos ao tentar fazer uma antevisão daquilo que poderia ocorrer no encontro de estruturas. Não sabíamos ao certo o que esperar e acabamos por encher as nossas bagagens com expectativas.

E não é que as expectativas foram superadas?

Efectivamente, o CTE acabou por ser bem melhor do que aquilo que poderíamos imaginar. Não só pela quantidade e qualidade de informações que nos disponibilizou, permitindo um melhor conhecimento e compreensão da complexa teia que a AI constituí, mas também pelo lado humano deste encontro. Fomos muito bem recebidas naquele que foi o nosso primeiro verdadeiro contacto com outros membros da AI.

Neste encontro foi importante, acima de tudo, ouvir. Ouvir aqueles que tinham muito para nos dizer, com quem temos muito que aprender. Foi bom poder ouvi-los.

Por volta das 16:15, deu-se como encerrado o terceiro Campo de Trabalho para Estruras e tivemos, com muita pena nossa, que abandonar o encontro. Se na viagem de ida levávamos meras expectactivas, no regresso trouxemos connosco bem mais do que isso... Chegamos a casa cheias de entusiasmo! Ingrediente de especial importântica para aquela que é a nossa missão.

Portanto, julgo que não restam dúvidas... Valeu a pena acordar por volta das 6h da madrugada num sábado, para percorrer os cerca de 300 km que separam Viana do Castelo da Foz do Arelho. Estamos extremamente gratas para com todos os membros que partilharam connosco as suas experiências. Esperemos reencontrá-los de novo, muito em breve, e poder mostrar-lhes os nossos progressos...:)

Sem comentários: