segunda-feira, 2 de março de 2009

Binyam Mohamed libertado

Foi com enorme felicidade que recebemos esta notícia. Binyam Mohamed, o etíope residente no Reino Unido, do qual já tínhamos falado a propósito da nossa acção de solidariedade para com os detidos de Guantánamo, foi libertado no dia 23 de Fevereiro, depois de quatro anos encarcerado.

Mohamed acusa o Reino Unido de ter compactuado com a tortura da qual foi alegadamente alvo, durante a sua dentenção.

"Tenho de dizer, mais com tristeza do que com revolta, que muitos foram cúmplices dos horrores que passei nos últimos sete anos," afirma. "Para mim, o pior momento de todos foi quando, em Marrocos, cheguei à conclusão de que as pessoas que me estavam a torturar recebiam perguntas e materiais dos Serviços de Segurança Britânicos."

Acrescenta ainda: "Encontrei-me com os Serviçoes de Segurança Britânicos na Paquistão. Fui sincero com eles. No entanto, as pessoas que eu tinha esperança que me viessem salvar, mais tarde apercebi-me que se tinham aliado com os que me torturavam."

"Eu não peço vingança; apenas que a verdade seja conhecida para que no futuro ninguém tenha de passar pelo que eu passei."

"Espero que compreendam que depois de tudo o que passei não me encontro física ou mentalmente capaz de enfrentar os media no momento de chegada a Inglaterra.", afirmou. "Passei por uma experiência que nunca pensei encontrar nos meus piores pesadelos."

"Antes destas provacações, tortura era uma palavra abstracta para mim. Nunca poderia ter imaginado que seria uma das suas vítimas. É ainda difícil para mim acreditar que fui raptado, arrastado de um país para outro, e torturado de formas medievais - todas organizadas pelo governo americano."

"Apesar de querer recuperar e colocar tudo isso num passado longíquo, sei que tenho um compromisso para com aqueles que ainda permanecem naquelas câmaras de tortura. O meu próprio desespero foi maior quando pensei que todos me tinham abandonado. Tenho o dever de assegurar que mais ninguém será esquecido."

Este é o testemunho do recém libertado Binyam Mohamed. Esperemos que, muito em breve, possamos receber mais notícias como estas. Esperamos pelo regresso de mais detidos à sua liberdade.

(Pedimos desculpa por não ter sido possível postar esta notícia mais cedo.)

Sem comentários: