terça-feira, 26 de maio de 2009

A Guerra Não É Um Brinquedo!





Hoje, levamos a campanha "A Guerra Não é Um Brinquedo" à Escola Básica do Carmo, escola esta que frequentamos em tempos.

Devo confessar, antes de conhecermos os miúdos com quem desenvolvemos esta acção, não tínhamos grandes expectativas quanto à adesão dos mesmos. Contudo, rapidamente percebemos que estávamos redondamente enganadas. Revelaram-se um público interessado e interessante, com quem é possível falar de assuntos muito sérios!

Depois de uma pequena conversa, com troca de impressões
, colocamos a questão fulcral da nossa campanha. "Estão dispostos a entregar as vossas armas?" Tínhamos algum receio, não sabíamos ao certo o que esperar. Mas, surpreendentemente a resposta foi, num único som: "SIM!" Foi um momento de imenso alívio, entusiasmo e uma ponta de orgulho. Orgulho nesta futura geração que, pelo que pudemos apurar, não nos vai deixar ficar mal.

Quando explicamos às crianças que ao entregar as suas armas de brincar iriam receber um brinde da Amnistia Internacional em troca, a prontidão aumentou. E, ao saber que os brinquedos entregues vão ser utilizados para criar uma escultura em nome da paz, esboçaram-se cerca de oitenta sorrisos.

No fim, cada aluno recebeu uma carta dirigida aos encarregados de educação em que é explicado em que consiste esta campanha "A Guerra não é um brinquedo". Saíram do ginásio com mais um extra, um rebuçado (que, devemos confessar, usamos como forma de fazer chantagem com os miúdos, para se manterem atentos; coisa que não deveríamos ter feito, é verdade!). Ficamos espantadas pela forma como estes miúdos encararam este assunto, desvalorizando os seus bens materiais mais preciosos (os brinquedos) em prol do maior bem que pode existir, a paz.

Dia 5 de junho, voltamos à escola para recolher os brinquedos. E aí, veremos se a campanha surtiu efeito. Esperemos que sim!

Fica uma pertinente questão no ar: É correcto o Batman ferir os seus inimigos?


Sem comentários: