sábado, 10 de janeiro de 2009

7 anos de Guantánamo - Chega!



Foi em Janeiro de 2002, meses após os atentados de 11 de Setembro, que começaram a chegar, ao Campo de Detenção de Guantánamo (prisão militar americana em Cuba) , os primeiros detidos. Mais de 700 homens passaram já por aquela prisão, sendo alvos de tortura e maus tratos, sem (na maioria das vezes) sequer terem sido submetidos a um julgamento.

Com a eleição de Barack Obama renasce uma nova esperança. A Amnistia Internacional, bem como outras instituições, apela ao Presidente eleito o anúncio de uma data para o encerramento imediato de Guantánamo, para pôr fim a esta flagrante violação dos Direitos Humanos, característica da política americana da "guerra contra o terrorismo".

Dados estatísticos sobre as detenções ilegais (excerto):
  • Quase 800 detidos estiveram detidos em Guantánamo, a grande maioria sem acusação formada e sem terem sido submetidos a um julgamento.
  • O Campo 6 foi construído para albergar 178 reclusos. Estes estão fechados durante um período mínimo de 22 horas por dia em celas individuais e sem janelas para o exterior.
  • Pelo menos 12 dos presos tinham menos de 18 anos quando foram detidos sob custódia. Em Dezembro de 2008 pelo menos 3 destas pessoas ainda estavam detidas.
Dados estatísticos na íntegra

Os Amnistisiados vão continuar a dar destaque à campanha da Amnistia para o encerramento de Guanánamo.

Sete anos de Guantánamo. Está na hora de fechar as portas!

1 comentário:

A Dama do Sinal disse...

Já vi os vossos posteres (que finalmente mudaram de sitio) e em termos estéticos estão bem conseguidos, quanto ao conteudo vejo quando tiver com mais tempo... Mas se seguir a mesma linha do blog tenho a certeza que estão muito bons.

Continuem, façam a diferença, lutem :D